VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS/ 8º ANO

Predicação Verbal:
VERBOS INTRANSITIVOS:
Observe a oração:  “Jesus chorou.”
           Na oração acima, o verbo chorar não tem necessidade de outra palavra para completar o seu sentido. Ele já possui toda a carga significativa para entendermos sua mensagem. Aos verbos que apresentam esta característica damos o nome de INTRANSITIVOS.
Verbos intransitivos: são aqueles que têm o seu sentido completo. Não precisam de outras palavras para lhes completar o sentido.
Portanto:
















1. Baseado nas orações abaixo complete a afirmação:
Pedro chegou.   As crianças dormem.    Um avião caiu.
a) Os verbos em destaque são____________________________________porque _________________________________________________________________________


VERBOS TRANSITIVOS:
Agora OBSERVE as orações:
1.    “…toda árvore boa produz…”
2.    “Confia…”
          Dizer apenas isto é insuficiente para entendermos a mensagem. Há necessidade de outras palavras para completar o sentido dos verbos “produzir” e “confiar:” Completemos, então, o resto das orações:
             “…toda boa árvore produz bons frutos…”

          Na oração acima o sentido do verbo produzir foi completado com a expressão “bons frutos” composta de adjetivo + substantivo.
           Os verbos que apresentam essas características são chamados de TRANSITIVOS.
Verbos transitivos: são aqueles que precisam de outras palavras para lhes completar o sentido.






Portanto:
         Para compreender bem como funcionam os verbos transitivos na oração, você precisa saber que, na frase, as palavras aparecem relacionadas umas às outras, formando um significado. Para demonstrar que entendeu bem a explicação acima, faça o que se pede:

2.COMPLETE as orações abaixo, escolhendo as palavras adequadas a cada uma delas.
A avenida – Helena – tristeza – o queijo – uma lição – precisam – não precisam – intransitivos – transitivos
a)     Pedro sentiu ____________________
b)     Eu percorri _____________________
c)     O professor explicou ______________
d)     Você ama _______________________
e)     O rato roeu ______________________
f) Os verbos em destaque são______________ porque_____________________________
_________________________________________________________________________


3. Sublinhe os verbos das orações abaixo e escreva nos parênteses se são transitivos ou intransitivos:
a) Nós terminamos o exercício. (_______________)
b) A criança sorriu. ( _________________)
c) Os moradores ouviram um grito. (_________________)
d) Os aluno entenderam a lição. (____________________)
e) O professor saiu. (__________________)
f) Ele perdeu seu dinheiro. (________________)
  
Os verbos transitivos se subdividem em:
·         TRANSITIVOS DIRETOS   -  que exige dois complementos, um sem preposição e o outro com preposição.
Vimos que existem verbos que necessitam de complementos que podem ser ligados a eles sem preposição ou com preposição. Veja os exemplos:
“…a árvore má produz frutos maus…”
O verbo “produz” tem o complemento, “frutos maus”, ligado a ele sem preposição. Nessa situação, ele é chamado de verbo transitivo direto.
Conrado conhecia a lei.
                         VT   /  objeto direto (OD)
·         TRANSITIVOS INDIRETOS - que exige complemento com preposição obrigatória, chamado objeto indireto
.
       Ela gosta de futebol.
              V. T. I.       objeto indireto (O.I.)

          O verbo gostar tem o complemento, “de futebol”, ligado a ele por preposição (de). Nessa situação, ele é chamado de transitivo indireto. A diferença entre um e outro é a presença ou não da preposição ligando-o ao complemento.

·         TRANSITIVOS DIRETOS E INDIRETOS OU BI-TRANSITIVOS: que exige dois complementos, um sem preposição e o outro com preposição.

Às vezes, o verbo, para ter seu sentido completo precisa de dois complementos. Veja o exemplo:
Entregou    a   camisa   ao     velho    torcedor.
 V. T. D. I.           O.D                 O.I.

          Se dissermos: “Entregou…” e pararmos aqui, quem nos ouve ou lê não entenderá a mensagem. Certamente fará as seguintes perguntas:
v  O QUE DEVE SER ENTREGUE?
v  E A QUEM DEVE SER ENTREGUE?

VERBOS DE LIGAÇÃO   - servem como elo entre o sujeito e uma qualidade ou estado do sujeito, chamada predicativo do sujeito.
        
            São chamados de verbo de ligação porque são destituídos de sentido próprio e servem apenas para ligar uma qualidade ou estado ao sujeito da oração. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, andar, ficar, parecer, permanecer, continuar. Veja os exemplos:
        
v  Nosso herói continuava indiscreto.
             SS                  VL                                PS
                                            núcleo do predicado
v  A festa foi espetacular.
                              V.L.     predicativo do sujeito (P.S.)

Vamos fixar o que aprendemos fazendo o exercício abaixo:
4. SUBLINHE os verbos das orações e Classifique-os em intransitivos, transitivos direto, transitivos indiretos ou bitransitivos:
a)     Meu gato morreu. _____________________________________
b)     Entreguei meu casaco a ele.______________________________
c)     Você quer um sorvete? _________________________________
d)     O Ernesto escorregou.__________________________________
e)     Você gosta de circo?___________________________________

5.Classifique no texto abaixo os verbos sublinhados de acordo com a predicação verbal:
                                                    O Amor
          “Hoje eu vi meu amor. Ela estava linda!!! Eu gostava dela sem dúvida e era suspeito para falar, mas hoje, ela se superou...e eu estava sonhando...Eu entregaria a ela o poema de amor que fiz? Não sei. Só sei que o que sinto é grande, é maior que eu! Ah, o amor é lindo!!!!!”

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Postagens mais visitadas deste blog

ESTRUTURA DO VERBO/ 7º ANO

Atividades de Interpretação - A criatura / Laura Bergalo

MOANA, UM MAR DE AVENTURAS/ FOCO NARRATIVO/ MITO

Gênero: Narrativa de Aventura -7º ANO

A Cidade dos Poços – Jorge Bucay

Crônica: Um caso de burro - Estudo do texto & Produção