Crônica: Um caso de burro - Estudo do texto & Produção

Estudo do texto
1. Transcreva do texto as palavras correspondentes às significações dadas e localize as numerando os parágrafos:
Palavras do texto
Parágrafos
Significações


Insinuação


Governo de poucos.


Meios de transporte parecidos com charretes


Alegres, divertidos
Repugnante, nojento


Corredor


Descanso, pouso
Repulsa física ou moral
2.O  texto  de  Machado  de  Assis  é  construído  com  base  nas  informações  que  o cronista  colhe  nos lugares que percorre cotidianamente. De acordo com  isso responda:
a)  Que  fato desencadeou   os  acontecimentos   narrados na crônica? Em que parágrafo  do  texto  Machado  de Assis  menciona  o  acontecimento  que derivou  esta crônica?


b)Descreva o lugar onde ocorreu o fato.


3.Em que pessoa o narrador conta o fato?
4;Quem são os personagens do fato narrado?

5.O Texto nos apresenta uma reflexão? Qual?


6. Lendo a crônica, seria possível descobrir nela marcas do tempo em que os fatos são descritos? Quais marcas? Copie esses trechos.


7.Nessa crônica Machado de Assis não apenas conta um fato, mas também expõe seu o  ponto  de  vista  sobre  o assunto, fazendo  jogo  comparativo  entre  animal e  ser  humano empregando  recursos  como  a metáfora




 Metáfora é a figura  de linguagem em que um termo substitui outro em função de uma relação de similaridade entre os elementos que  esses termos designam.   Essa similaridade é resultado da imaginação, da subjetividade de quem cria a metáfora. A metáfora também pode ser entendida como uma comparação abreviada, em que o conectivo  comparativo  não está expresso, mas subentendido.

 Com base nessas informações, pergunta-se: para Machado de Assis, o burro é metáfora de que/de quem? Explique:


8. Releia este trecho:
“O burro não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras águas, em campos mais largos e eternos”.
Temos neste trecho uma figura de linguagem chamada eufemismo.

 
O eufemismo procura atenuar o  sentido  de  determinados  termos  que  geralmente  são  considerados  demasiado fortes  pelos  falantes  da  língua.  No  eufemismo  existe  uma  intenção  por  parte  do falante que é não chocar o seu interlocutor.
Explique então o eufemismo contido na citação acima.

9.  O  título  de  um  texto  é  sempre  o  primeiro  a  levantar  expectativas  quanto  ao  seu conteúdo. A partir dele fazemos uma série de suposições iniciais que depois podem ser  modificadas  ou  confirmadas. Que  emoções  e  ideias  foram  despertadas  pela leitura dessa crônica? Comente:

10. Há na nossa linguagem cotidiana muitas palavras e expressões latinas que são usadas com frequência, algumas são tão comuns que são empregadas sem que as pessoas saibam que estão usando a língua latina, por exemplo: etc –abreviatura de: “et cetera” que quer dizer e as demais coisas.

Pesquise o significado da expressão “Requiescat in pace”. Por que ela foi usada?

11. Em seus textos Machado de Assis deixa claro que o mesmo foi escrito com base na  observação  dos  acontecimentos  corriqueiros  e  dos  lugares  que  ele  se  percorria cotidianamente,  porém  nunca  deixando  de refletir  sobre  eles  e  principalmente  de provocar  os  leitores  com uma arma  literária” muito eficaz e poderosa que só ele manejava  muito  bem: a  ironia. Então, se o burro é considerado o símbolo da ignorância,  então  por  que  o  cronista  escreveu:
”O que me pareceu, é que o burro fazia exame de consciência “, “tinha no olhar a expressão dos meditativos. Era um trabalho interior e profundo”.
Isso não parece  irônico? Discuta  sobre  essa ironia.

12. A crônica de Machado de Assis relata fatos da sociedade vividos no século XIX, Todos os acontecimentos da cidade mereciam ser registrados por  sua  pena: espetáculos artísticos,  disputas  políticas, fatos  econômicos,  relações  sócio Afetivas. 

Essas estavam sempre presentes em seus escritos, servindo até como espaço para denúncia da escravidão e de outras graves questões sociais da época, ora  criando humor e ironia, ora puxando uma reflexão crítica acerca do fato relatado.
 Com base no que foi exposto reflita sobre essa crônica de Machado de Assis
________________________________________________________________
Produção de texto: crônica filosófica
Para produzir sua crônica filosófica, põe-se a observar os lugares, as pessoas, os acontecimentos do cotidiano, tentando encontrar um assunto que possa resultar em uma cônica. A partir de então selecione a situação e comece a escrever seu texto. Pense no leitor de sua crônica e procure relatar o fato de maneira a envolvê-lo e deixá-lo com vontade de ler sua produção até o fim.

Postagens mais visitadas deste blog

VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS/ 8º ANO

ESTRUTURA DO VERBO/ 7º ANO

Atividades de Interpretação - A criatura / Laura Bergalo

MOANA, UM MAR DE AVENTURAS/ FOCO NARRATIVO/ MITO

Gênero: Narrativa de Aventura -7º ANO

A Cidade dos Poços – Jorge Bucay