Crônica: Um caso de burro - Estudo do texto & Produção
Estudo
do texto
1. Transcreva do texto as
palavras correspondentes às significações dadas e localize as numerando os
parágrafos:
Palavras do texto
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Parágrafos
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Significações
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Insinuação
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Governo
de poucos.
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Alegres,
divertidos
Repugnante,
nojento
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Corredor
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Descanso, pouso
Repulsa
física ou moral
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2.O texto
de Machado de
Assis é construído
com base nas
informações que o cronista
colhe nos lugares que percorre
cotidianamente. De acordo com isso
responda:
a) Que
fato desencadeou os acontecimentos narrados na crônica? Em que parágrafo do
texto Machado de Assis
menciona o acontecimento
que derivou esta crônica?
b)Descreva o lugar onde
ocorreu o fato.
3.Em que pessoa o narrador
conta o fato?
4;Quem são os personagens do
fato narrado?
5.O Texto nos apresenta uma reflexão? Qual?
6. Lendo a crônica, seria
possível descobrir nela marcas do tempo em que os fatos são descritos? Quais
marcas? Copie esses trechos.
7.Nessa crônica
Machado de Assis não apenas conta um fato, mas também expõe seu o ponto
de vista sobre
o assunto, fazendo jogo comparativo
entre animal e ser
humano empregando recursos como a
metáfora
Metáfora é a figura de linguagem em que um termo substitui outro
em função de uma relação de similaridade entre os elementos que esses termos designam. Essa similaridade é resultado da imaginação,
da subjetividade de quem cria a metáfora. A metáfora também pode ser entendida como
uma comparação abreviada, em que o conectivo
comparativo não está expresso,
mas subentendido.
Com base nessas informações, pergunta-se: para
Machado de Assis, o burro é metáfora de que/de quem? Explique:
8. Releia este trecho:
“O burro
não comeu do capim, nem bebeu da água; estava já para outros capins e outras
águas, em campos mais largos e eternos‖”.
Temos neste trecho uma figura
de linguagem chamada eufemismo.
O
eufemismo procura atenuar o sentido de
determinados termos que
geralmente são considerados
demasiado fortes pelos falantes
da língua. No
eufemismo existe uma
intenção por parte
do falante que é não chocar o seu interlocutor.
Explique então o eufemismo
contido na citação acima.
9. O
título de um
texto é sempre
o primeiro a
levantar expectativas quanto
ao seu conteúdo. A partir dele
fazemos uma série de suposições iniciais que depois podem ser modificadas
ou confirmadas. Que emoções
e ideias foram
despertadas pela leitura dessa
crônica? Comente:
10. Há na nossa linguagem cotidiana
muitas palavras e expressões latinas que são usadas com frequência, algumas são
tão comuns que são empregadas sem que as pessoas saibam que estão usando a
língua latina, por exemplo: etc –abreviatura
de: “et cetera” que quer
dizer e as demais coisas.
Pesquise o significado da
expressão “Requiescat in pace”. Por que ela foi usada?
11. Em seus textos Machado de
Assis deixa claro que o mesmo foi escrito com base na observação
dos acontecimentos corriqueiros
e dos lugares
que ele se
percorria cotidianamente,
porém nunca deixando
de refletir sobre eles
e principalmente de provocar
os leitores com uma “arma
literária”
muito eficaz e poderosa que só ele manejava
muito bem: a ironia. Então, se o burro é considerado o símbolo
da ignorância, então por
que o cronista
escreveu:
”O
que me pareceu, é que o burro fazia exame de consciência “, “tinha no olhar a expressão dos
meditativos. Era um trabalho interior e profundo”‖.
Isso não parece irônico? Discuta sobre
essa ironia.
12. A crônica de Machado de
Assis relata fatos da sociedade vividos no século XIX, Todos os acontecimentos
da cidade mereciam ser registrados por
sua pena: espetáculos
artísticos, disputas políticas, fatos econômicos,
relações sócio Afetivas.
Essas estavam sempre
presentes em seus escritos, servindo até como espaço para denúncia da
escravidão e de outras graves questões
sociais da época, ora criando humor
e ironia, ora puxando uma reflexão crítica acerca do fato relatado.
Com base no que foi exposto reflita sobre essa
crônica de Machado de Assis
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Produção
de texto: crônica filosófica
Para produzir sua crônica
filosófica, põe-se a observar os lugares, as pessoas, os acontecimentos do
cotidiano, tentando encontrar um assunto que possa resultar em uma cônica. A
partir de então selecione a situação e comece a escrever seu texto. Pense no leitor
de sua crônica e procure relatar o fato de maneira a envolvê-lo e deixá-lo com
vontade de ler sua produção até o fim.