Crônica Humorística/ Drummond/ EQUIPAMENTO ESCOLAR
No começo era apenas o
lápis, o caderno, o livro. Porém a tecnologia avançou e foi chegando à sala de
aula. Este é o assunto de uma das crônicas de Drummond.
EQUIPAMENTO
ESCOLAR –
Carlos Drummond de Andrade
_Pai! O material não tá completo
não.
_O quê? Se eu já comprei livros, apostilas,
cadernos, pasta, caixa de lápis de cor, lápis preto, esferográfica, borracha mole,
borracha dura, régua, compasso, clipe, apontador, tudo novo, novinho, porque o
material do ano passado está superado, como é que não está completo?
_Cê esqueceu do gravador.
_Esqueci nada, rapaz. Vi o gravador na lista e
achei que era piada. Vocês gostam de brincar com a gente.
_Brincadeira tem hora, pai. Tou precisando de
gravador.
_Verdade?
_Lógico. A turma toda vai de gravador, só eu que
dou uma de palhaço?
_Nunca me constou que a característica do palhaço é
não levar um gravador na mão.
_A tiracolo pai, com alça. Tem um modelo japonês,
levinho, muito bacana. Também se leva na sacola.
_Então você quer aparecer no colégio portando
gravador porque está na moda, pois não?
_Cê não entende lhufas. Gravador faz parte do
equipamento escolar moderno.
_Começo a perceber. O professor fala, você grava.
Então vamos jogar na lixeira esses cadernos, esses lápis, essa parafernália
inútil.
_Para... o quê?
_Fernália. Uma palavra que não existe mas que se
aplica neste caso.
_Taí, dessa eu gostei. Como é que se escreve?
_Não interessa. Basta você gravar, quando tiver
gravador. Até lá, me explique direito como é a aula com gravador.
_Seguinte. A gente liga, o professor começa o
garganteio, a fita vai gravando e...
_E o quê?
_A gente pensa noutra coisa, né?
_Entendi. Não há necessidade de estar atento ao
professor, porque o gravador presta atenção para você. Certo?
_Mais ou menos. O grilo é que a gente tem de
prestar atenção no gravador da gente, senão de repente ele solta uma faixa de
Billy Cohbam, e aí é uma zorra global, entende?
_Entendo. Billy Cohbam não é autor recomendado pelo
Cesgranrio.
_Por isso não. É que numa hora dessas a turma ataca
de Pink Floyd ou de Mahavishnu, e a aula acaba sem a gente escutar um som
legal, de tanta zoeira.
_Então o uso do gravador na aula é muito
inconveniente, filho. Baralha as músicas que vocês adoram. Preferível não levar
gravador e deleitar-se com as músicas fora do colégio.
_Delei... o quê? Cês têm um papo esquisito. Mas eu
saquei: cê não tá querendo comprar o gravador, e sem ele me passam pra trás.
_Não é isso. Queria que a aula de vocês fosse bem
musical, e nem a voz do professor atrapalhasse, mas vejo que isto é impossível.
_Tou vendo. Mas olha aí. Mesmo com gravador, o
material ainda tá faltando.
_Não me diga.
_Esqueci de botar na lista a minicalculadora. Faz
uma falta danada na aula de Matemática. Beto já comprou a dele, Heleno também,
Miquinha também.
_Tá debochando? Sem calculadora, como é que a gente
vai calcular? Resolver um problema ouriçado?
_No meu tempo...
_Seu tempo já era. Não tinha calculadora, como é
que cês iam precisar de calculadora?
_Talvez você tenha razão. Era um tempo muito mal
equipado. Pior: nem equipado era.
_Viu? Gosto quando cê reconhece a verdade. Mas tem
mais. Tá faltando o principal.
_Um helicóptero, imagino?
_Não. Um minicomputador. Tem aí um modelo escolar
que é joia. Não pesa muito na mochila, é um barato, vou te contar. Sem
microcomputador não posso aparecer no colégio, fico desmoralizado!
ANDRADE,
Carlos Drummond de. As palavras que ninguém diz. Crônica. 4. ed. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1999. pp. 63-66.
VOCABULÁRIO:
1.Billy
Cohbam: Vocalista do grupo musical - Nirvana
2.Cesgranrio: Instituição que promovia o vestibular
no Rio de Janeiro
3.Deleita-se:
deliciar-se, agradar.
4.Lhufas:
nada
5.Mahavishnu: Banda musical
6.Ouriçado: difícil, espinhoso
7.Parafernália: equipamento, acessório.
8.Pink Floyd: Grupo musical inglês
1. Aponte os temas presentes no texto:
(A)
O conflito de gerações.
(B)
O autoritarismo dos mais velhos sobre os mais jovens.
(C)
O domínio do grupo sobre a vontade do indivíduo.
(D)
O consumismo nas novas gerações.
(E)
A moral antiquada em choque com a moral moderna.
2.Em
que época do ano ocorre a conversa entre o pai e filho? Como você chegou a essa
conclusão?
_________________________________________________
3.
Interprete a expressão usada pelo filho ao argumentar com a necessidade de uma
calculadora como material escolar. “_
Seu tempo já era.” _____________________________________________________________________
4.Releia os parágrafos 7,8 e 9 e responda:
Na sua opinião, o que o pai, ironicamente, quer ensinar ao seu filho?
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
5.Complete os períodos abaixo, criando orações que contenham as ideias
pedidas:
a) O uso do gravador é muito
conveniente______________________________________________________(oposição,
contraste)
b) Esqueci de colocar na lista a
calculadora_____________________________________________________(conclusão)
c) O Brasil contará com grandes matemáticos no
futuro__________________________________________________(alternância,
escolha)
6.Numere as orações em destaque na 2ª coluna com as
ideias estabelecidas pelas conjunções contidas na 1ª coluna:
(1) Tempo
(2) Proporção
(3) Condição de hipótese
(4) Causa
(5) Comparação
( ) Se eu já comprei livros, apostilas, cadernos,
pasta, caixa de lápis de cor, lápis, canetas, borracha, régua, compasso,
apontador, tudo o
material já está completo?
( ) Basta você gravar quando tiver gravador.
( ) É desnecessário ficar atento ao professor porque o gravador presta atenção
por você.
( ) O meu tempo não era como o seu tempo é.
( ) à medida que o tempo passa a tecnologia
avança até mesmo nas salas de aula.
7. As orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Agora leia as orações:
I. Não assisto TV, pois prefiro uma boa leitura.
II. Adoro você e sempre vou adorar, porém não me engane.
III. Fique comigo ou com o mundo.
De acordo com as orações acima,
marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas que seguem. Você é
capaz!
(
) No período I há duas orações coordenadas sindéticas.
( ) Os três períodos possuem, cada,
somente uma oração coordenada assindética.
( ) No período II há uma
oração coordenada sindética aditiva e outra adversativa.
8. Leia
a charge.
a) Justifique o título dado à charge
“ Evolução”.
_______________________________________________________________________
b) “Evolução” Pode ser classificada como
uma:
(
)Oração
( ) Frase
c) Em
relação a oração: “ A solução está na
escola” Escreva um parágrafo referente ao que você vê na charge. Expresse
sua opinião. Demonstre seus
conhecimentos sobre as conjunções. Elabore os argumentos usando adequadamente
as conjunções coordenativas .
_______________________________________________________________________
"Se a educação sozinha não
transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." Paulo Freire