Atividades de Interpretação - A criatura / Laura Bergalo


Estudo do Vocabulário
1) Relacione cada palavra da coluna da esquerda com seu significado, na coluna da direita. Consulte o dicionário.
A – intransponível
(   ) voo muito próximo ao solo
B – páreo
(   ) que não pode atravessar, não pode ultrapassar
C – rasante
(   ) fazer eco
D – retumbar
(   ) assustador
E – ruidosamente
(   ) competição, disputa
F – soturno
(   ) barulhento

1.Relacione cada palavra da coluna da esquerda com seu significado, na coluna da direita. Consulte o dicionário.
A – intransponível
(  ) vôo muito próximo ao solo
B – páreo
(  ) que não pode atravessar, não pode ultrapassar
C – rasante
(  ) fazer eco
D – retumbar
(  ) assustador
E – ruidosamente
(  ) competição, disputa
F – soturno
(  ) barulhento

Estudo do Texto

1. Assinale quais descrevem os problemas causados pela insistente chuva?
(   ) As águas do rio começavam a subir e a invadir as margens.
(   ) Como não havia árvores, o terreno desmoronava e aumentava a erosão.
(   ) Doenças eram transmitidas para a população daquele local.
(    ) Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza


2. Os textos de aventura costumam ter protagonistas. Personagem principal da história, quem vivencia muitas aventuras e precisa enfrentar conflitos. Em sua opinião, quem é o protagonista do texto? Argumente.

3. Assinale quais descrevem os problemas causados pela insistente chuva?
(  ) As águas do rio começavam a subir e a invadir as margens.
(  ) Como não havia árvores, o terreno desmoronava e aumentava a erosão.
(  ) Doenças eram transmitidas para a população daquele local.
(  ) Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza.

4. Os textos podem ser narrados de duas formas diferentes.

“ Num pulo desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante” ( 3ª pessoa)

“Num pulo desesperado, agarrei o ramo de uma árvore que ainda se mantinha de pé perto da margem e soltei o tronco flutuante” (1ª pessoa)

Quando um texto está narrado em 3ª pessoa, o narrador é conhecido como:
Agora, se o texto for narrado em 1ª pessoa, no narrador é conhecido como narrador:

a) Observe a frase abaixo, retirada do texto:

“ Ficou de pé meio vacilante e examinou o lugar. Foi quando ouviu um rugido horrível.”
A frase acima está escrita em narrador:

( ) personagem
( ) observador

5. O menino vivencia dois cenários diferentes ao longo de seu jogo. Coloque:

1 - para descrições do primeiro cenário.

2 – para descrições do cenário que chega após voar com uma águia.

(  ) Havia muito barulho pela proximidade da cachoeira.
(  ) O rio tinha um curso feroz.
(  ) O sol brilhava.
(  ) Havia barulho de motores.
(  ) A noite ficava ainda mais escura com a tempestade.
(  ) Era um dia sem nuvens no céu.
A caracterização do espaço contribui para a criação do enredo da narrativa de aventura.

ANOTE:

O enredo de uma narrativa de aventura é composto das ações das personagens, organizadas em uma sequência de situações.
Essas narrativas, em geral, apresentam a seguinte estrutura.

• Apresentação ou situação inicial: os espaços e as personagens são apresentados em uma situação que pode ser de equilíbrio ou de tensão.

•Conflito: início e descrição dos problemas que as personagens principais serão envolvidas.

• Ações das personagens: são motivadas pela complicação e pelos objetivos das personagens.

• Desfecho ou resolução: ocorre quando a complicação é solucionada.

• Situação final: uma nova situação é estabelecida.

6. Releia:

" Alimentadas pela chuva insistente, as águas do rio começavam a subir e a invadir as margens carregando tudo o que encontravam no caminho.. Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza, enquanto o rio se misturava ao resto como se tudo fosse uma coisa só."

Que impressões sobre o tempo, essa descrição detalhada provoca no leitor?

Nas narrativas de aventura, o suspense prende o leitor ao texto, e a caracterização do espaço pode contribuir para isso.

7.  Releia.

“De repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a ouvir um barulho inquietante, que ficava mais e mais próximo. Uma fumaça esquisita se erguia à frente, e ele então compreendeu: era uma cachoeira! [...]”
Quais informações descritas no texto acima antecipam ao leitor que algo ameaçador se aproxima?

(  ) O barulho inquietante.
(  ) O animal horrível.
(  ) A fumaça esquisita.
(  ) A cachoeira.

8.  No trecho “limpou na bermuda o suor da mão”, o autor quis passar ao leitor a impressão que o jogador estava:

(  ) com calor pelo dia quente.
(  ) tenso pelo jogo.
(  )preocupado com o fim do jogo..
(  ) feliz pela vitória.

9.  Numere os acontecimentos na ordem que aconteceram na história.

(  ) O animal foi golpeado na cabeça com toda força.
(  ) A águia foi agarrada pelos pés.
(  ) Era uma forte tempestade numa noite assustadora.
(  ) Depois de um impulso, a margem foi alcançada.
(  ) Agarrou-se num tronco grosso.
(  ) Depois de dada a partida, todos aceleraram e enfrentaram obstáculos.
(  ) Para fugir da queda, agarrou-se em um ramos de árvore que ainda estava em pé.
          




Postagens mais visitadas deste blog

VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS/ 8º ANO

ESTRUTURA DO VERBO/ 7º ANO

A Cidade dos Poços – Jorge Bucay

MOANA, UM MAR DE AVENTURAS/ FOCO NARRATIVO/ MITO

Gênero: Narrativa de Aventura -7º ANO

Crônica: Um caso de burro - Estudo do texto & Produção