Atividades de Interpretação - A criatura / Laura Bergalo
Estudo do Vocabulário
1) Relacione cada palavra da coluna da esquerda com seu significado, na coluna da direita. Consulte o dicionário.
A – intransponível
|
( ) voo muito próximo ao solo
|
B – páreo
|
( ) que não pode atravessar, não pode ultrapassar
|
C – rasante
|
( ) fazer eco
|
D – retumbar
|
( ) assustador
|
E – ruidosamente
|
( ) competição, disputa
|
F – soturno
|
( ) barulhento
|
1.Relacione cada palavra da coluna da esquerda com seu significado, na coluna da direita. Consulte o dicionário.
A – intransponível
|
( ) vôo muito próximo ao solo
|
B – páreo
|
( ) que não pode atravessar, não pode ultrapassar
|
C – rasante
|
( ) fazer eco
|
D – retumbar
|
( ) assustador
|
E – ruidosamente
|
( ) competição, disputa
|
F – soturno
|
( ) barulhento
|
Estudo do Texto
1. Assinale quais descrevem os problemas causados pela insistente chuva?
( ) As águas do rio começavam a subir e a invadir as margens.
( ) Como não havia árvores, o terreno desmoronava e aumentava a erosão.
( ) Doenças eram transmitidas para a população daquele local.
( ) Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza
2. Os textos de aventura costumam ter protagonistas. Personagem principal da história, quem vivencia muitas aventuras e precisa enfrentar conflitos. Em sua opinião, quem é o protagonista do texto? Argumente.
3. Assinale quais descrevem os problemas causados pela insistente chuva?
( ) As águas do rio começavam a subir e a invadir as margens.
( ) Como não havia árvores, o terreno desmoronava e aumentava a erosão.
( ) Doenças eram transmitidas para a população daquele local.
( ) Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza.
( ) Barrancos despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza.
4. Os textos podem ser narrados de duas formas diferentes.
“ Num pulo
desesperado, agarrou o ramo de uma árvore que ainda se
mantinha de pé perto da margem e soltou o tronco flutuante” ( 3ª
pessoa)
“Num pulo
desesperado, agarrei o ramo de uma árvore que ainda se
mantinha de pé perto da margem e soltei o tronco flutuante” (1ª
pessoa)
Quando um
texto está narrado em 3ª pessoa, o narrador é conhecido como:
Agora, se
o texto for narrado em 1ª pessoa, no narrador é conhecido como narrador:
a) Observe
a frase abaixo, retirada do texto:
“ Ficou de
pé meio vacilante e examinou o lugar. Foi quando ouviu um rugido horrível.”
A frase
acima está escrita em narrador:
( )
personagem
( )
observador
5. O
menino vivencia dois cenários diferentes ao longo de seu jogo. Coloque:
1 - para
descrições do primeiro cenário.
2 – para
descrições do cenário que chega após voar com uma águia.
( )
Havia muito barulho pela proximidade da cachoeira.
( )
O rio tinha um curso feroz.
( )
O sol brilhava.
( )
Havia barulho de motores.
( )
A noite ficava ainda mais escura com a tempestade.
( )
Era um dia sem nuvens no céu.
A
caracterização do espaço contribui para a criação do enredo da narrativa de
aventura.
ANOTE:
O enredo
de uma narrativa de aventura é composto das ações das personagens, organizadas
em uma sequência de situações.
Essas
narrativas, em geral, apresentam a seguinte estrutura.
• Apresentação
ou situação inicial: os espaços e as personagens são apresentados em uma
situação que pode ser de equilíbrio ou de tensão.
•Conflito: início e descrição dos problemas que as personagens principais serão
envolvidas.
• Ações
das personagens: são motivadas pela complicação e
pelos objetivos das personagens.
• Desfecho
ou resolução: ocorre quando a complicação é solucionada.
• Situação
final: uma nova situação é estabelecida.
6. Releia:
"
Alimentadas pela chuva insistente, as águas do rio começavam a subir e a
invadir as margens carregando tudo o que encontravam no caminho.. Barrancos
despencavam e árvores eram arrancadas pela força da correnteza, enquanto o rio
se misturava ao resto como se tudo fosse uma coisa só."
Que
impressões sobre o tempo, essa descrição detalhada provoca no leitor?
Nas
narrativas de aventura, o suspense prende o leitor ao texto, e a caracterização
do espaço pode contribuir para isso.
7. Releia.
“De
repente, no período de silêncio que se seguia a cada trovão, ele começou a
ouvir um barulho inquietante, que ficava mais e mais próximo. Uma fumaça
esquisita se erguia à frente, e ele então compreendeu: era uma cachoeira!
[...]”
Quais
informações descritas no texto acima antecipam ao leitor que algo ameaçador se
aproxima?
( )
O barulho inquietante.
( )
O animal horrível.
( )
A fumaça esquisita.
( )
A cachoeira.
8. No trecho “limpou na bermuda o suor da mão”, o autor quis
passar ao leitor a impressão que o jogador estava:
( )
com calor pelo dia quente.
( )
tenso pelo jogo.
( )preocupado
com o fim do jogo..
( )
feliz pela vitória.
9. Numere os acontecimentos na ordem que aconteceram na
história.
( )
O animal foi golpeado na cabeça com toda força.
( )
A águia foi agarrada pelos pés.
( )
Era uma forte tempestade numa noite assustadora.
( )
Depois de um impulso, a margem foi alcançada.
( )
Agarrou-se num tronco grosso.
( )
Depois de dada a partida, todos aceleraram e enfrentaram obstáculos.
( )
Para fugir da queda, agarrou-se em um ramos de árvore que ainda estava em pé.