Trabalho: Período composto por coordenação


  INSTRUÇÕES:
1.Reescreva as questões  em folha pautada e responda..
2. Faça o  cabeçalho completo.
3. Entregar dia 19/03 – 2ª feira.
4. Capriche na letra – Valor :________
                   

                     Trabalho: Período composto por coordenação

I – Classifique as orações coordenadas destacadas.
a)    Somos brasileiros, somos patriotas
b)    Amo meu Brasil e o protegerei
c)    Não estudo, mas trabalho.  
d)    Ela é sua mãe; respeita-lhe, pois
e)    Quer trabalhando, quer estudando, ela é divertida.
 f)     Jussara fuma e não traga
g)    Não veio só, porém fez bagunça por dois
 h)    Penso, logo existo.  
i)      Estude porque isto é bom.  
j)      Acho que choverá, pois há muitas nuvens no céu
 k)    Ou você diz a verdade ou será castigado. 
 l)      Compra e vende sapatos.  
m)  Estudou, pois avisaram-no que seria difícil
n)    Quer tocando, quer cantado, ele é bom. 
o)    Aprendeu porque estudou muito
p)    Luís trabalha muito, mas ganha pouco

II- Use a vírgula onde necessário.

a)    Embora sem muita esperança  arrisquei um pedido a papai
b)    Proponho que você faça, numa folha de papel para ser publicado numa revista o anúncio de um produto novo que uma firma deseja lançar no mercado.
c)    Ali, no canto da sala  o abajur esperava as flores vermelhas.
d)    “O coração” afirmou  é apenas uma espécie de motor.
e)    Fale muito  porém seja cauteloso.
f)     Juvenal faça seus exercícios  e além deles, faça as compras.
g)    O texto sugere alegria burburinho  barulho  movimentação.
h)    Além do barulho das ondas  ouvem-se do mar vozes claras  vibrantes e alegres de crianças e jovens na água.

III Una as orações coordenadas com as conjunções apropriadas:
a) Chegou ao local rápido. O suspeito acabara de fugir.
b) Não vá à praia. A água está poluída.
c) Venderei a moto. Comprarei um carro.
d) Estava preparado. Seria aprovado no concurso. 


IV-  Uma das orações a seguir não é oração coordenada sindética. Assinale-a.
a) Sonhos são mitos privados e mitos são sonhos públicos.
b) O som estava alto, mas havia quem gostasse.
c) Não se altere, pois ninguém é seu capacho!
d) Comeu pela última vez, morreria logo.

V- “Trair e coçar é só começar”. Segue a mesma ideia, segundo a oração coordenada:
a) Tentar e não conseguir é impossível superar.
b) Amar e odiar são dois lados da mesma moeda.
c) Fechou a porta e não esperou por ninguém.
d) Foi assistir à novela e não conseguiu ficar acordado.


VI -Coloque a conjunção adequada em cada frase, obedecendo a relação exigida entre parênteses.

1. Correu demais, ... caiu. (conclusiva)
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz. (causal)
3. A matéria perece, ... a alma é imortal. (adversativa)
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes. (conclusiva)
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. (explicativa)


VII -Leia o texto para responder a questão abaixo: ( D7 -  Identificar a tese de um texto)

Calvin














Observe o terceiro quadrinho. A ideia que expressa melhor o texto é
(A) o aluno sujou-se de tinta.
(B) o aluno utiliza a estratégia do polvo diante do perigo, pois teme avaliação.
(C) o polvo age por instinto.
(D) o aluno desenhava a figura de um polvo.





Postagens mais visitadas deste blog

VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS/ 8º ANO

ESTRUTURA DO VERBO/ 7º ANO

Atividades de Interpretação - A criatura / Laura Bergalo

MOANA, UM MAR DE AVENTURAS/ FOCO NARRATIVO/ MITO

Gênero: Narrativa de Aventura -7º ANO

A Cidade dos Poços – Jorge Bucay

Crônica: Um caso de burro - Estudo do texto & Produção