Trabalho: Período composto por coordenação
INSTRUÇÕES:
1.Reescreva as questões
em folha pautada e responda..
2. Faça o cabeçalho
completo.
3. Entregar dia 19/03 – 2ª feira.
4. Capriche na letra – Valor :________
Trabalho: Período composto por coordenação
I –
Classifique as orações coordenadas destacadas.
a) Somos brasileiros,
somos patriotas
b) Amo meu Brasil e
o protegerei.
c) Não estudo, mas
trabalho.
d) Ela é sua mãe; respeita-lhe,
pois.
e) Quer trabalhando,
quer estudando, ela é divertida.
f) Jussara
fuma e não traga.
g) Não veio só, porém
fez bagunça por dois.
h) Penso, logo
existo.
i) Estude porque
isto é bom.
j) Acho que
choverá, pois há muitas nuvens no céu.
k) Ou
você diz a verdade ou será castigado.
l) Compra e
vende sapatos.
m) Estudou, pois avisaram-no que
seria difícil
n) Quer tocando, quer
cantado, ele é bom.
o) Aprendeu porque
estudou muito.
p) Luís trabalha
muito, mas ganha pouco.
II- Use a vírgula onde necessário.
a) Embora
sem muita esperança arrisquei um
pedido a papai
b) Proponho
que você faça, numa folha de papel para ser
publicado numa revista o anúncio de um produto novo que uma firma deseja
lançar no mercado.
c) Ali, no canto da sala o
abajur esperava as flores vermelhas.
d) “O
coração” afirmou é apenas uma espécie de motor.
e) Fale
muito porém seja cauteloso.
f) Juvenal
faça seus exercícios e além deles,
faça as compras.
g) O
texto sugere alegria burburinho barulho movimentação.
h) Além do barulho das ondas ouvem-se do mar vozes claras vibrantes e alegres de crianças e jovens na
água.
III Una as orações
coordenadas com as conjunções apropriadas:
a) Chegou ao local rápido. O suspeito acabara de fugir.
a) Chegou ao local rápido. O suspeito acabara de fugir.
b) Não vá à praia. A água está poluída.
c) Venderei a moto. Comprarei um
carro.
d) Estava preparado. Seria aprovado
no concurso.
a) Sonhos são mitos privados e mitos são sonhos públicos.
b) O som estava alto, mas havia quem gostasse.
c) Não se altere, pois ninguém é seu capacho!
b) O som estava alto, mas havia quem gostasse.
c) Não se altere, pois ninguém é seu capacho!
d) Comeu pela última
vez, morreria logo.
a) Tentar e não conseguir é impossível superar.
b) Amar e odiar são dois
lados da mesma moeda.
c) Fechou a porta e não esperou por ninguém.
d) Foi assistir à novela e não conseguiu ficar acordado.
VI -Coloque a conjunção adequada em cada frase, obedecendo a relação exigida entre parênteses.
d) Foi assistir à novela e não conseguiu ficar acordado.
VI -Coloque a conjunção adequada em cada frase, obedecendo a relação exigida entre parênteses.
1. Correu demais, ... caiu. (conclusiva)
2. Dormiu mal, ... os sonhos não o deixaram em paz. (causal)
3. A matéria perece, ... a alma é imortal. (adversativa)
4. Leu o livro, ... é capaz de descrever as personagens com detalhes. (conclusiva)
5. Guarde seus pertences, ... podem servir mais tarde. (explicativa)
VII -Leia o texto para responder a questão abaixo: ( D7 - Identificar a tese de um texto)
Calvin
Observe o
terceiro quadrinho. A ideia que expressa melhor o texto é
(A) o aluno sujou-se de
tinta.
(B) o aluno utiliza a
estratégia do polvo diante do perigo, pois teme avaliação.
(C) o polvo age por
instinto.
(D) o aluno desenhava a
figura de um polvo.