“Labirinto de palavras”/Poema - Ricardo da Cunha Lima/ Mitologia grega


ESCRITA CRIATIVA- “Labirinto de palavras” – 7º Ano.


LIMA, Ricardo da Cunha. Cambalhota. São Paulo: Companhia das Letrinhas,2003.

  
Muitos escritores e artistas plásticos utilizam a mitologia grega como inspiração para suas obras e recontaram seus mitos das mais variadas formas. Veja este poema sobre a lenda da criação do labirinto. O autor Ricardo da Cunha Lima, conta a história e desafio o leitor a entrar no labirinto enquanto realiza a leitura.





Desafio:  Faça no caderno de Produção de Texto.

  • 1.Perceber o trajeto do labirinto e encontrar a saída.
  • 2.Ler o texto e compreender a lógica usada pelo autor.
  • 3.Escrever o texto lido na estrutura de prosa, usando pontuação e parágrafos. Fazendo as correções quando necessário.

As lendas e os mitos gregos são muito antigos, mas continuam atuais, especialmente por mostrarem personagens fascinantes de histórias que emocionam e encantam.

Sugestões de oficinas : 

  • Reúna -se com seu grupo e escolham uma lenda ou um mito grego, estudem-no e exponha-no para a classe.
  • Combine uma data com os alunos e o professor de Artes para apresentação de uma dramatização, ou para uma oficina de história em quadrinhos, uma música ou uma leitura dramática.

Contadores História:

Forme um grupo com alguns colegas, sob  orientação do(a) professor(a) .
Cada grupo deverá contar três histórias. A maneira de contá-las será escolhida pelo grupo. è interessante que sejam escolhidas formas diferentes de apresentar as histórias.

Sugestões:

  1. escrever - as histórias serão reunidas em um livrinho;
  2. escrever e desenhar - as histórias serão apresentadas em quadrinhos;
  3. montar cartazes com desenhos e texto ou só com desenhos;
  4. representar;
  5. fazer mímica;
  6. Gravar a história e apresentá-la como se fosse uma novela de rádio; contar simplesmente a história, mas de forma a prender a atenção do público.
         
➤ O ideal é que as histórias sejam apresentadas para pessoas de outras classes ou 

mesmo para os pais. Se houver possibilidade, elas poderão ser contadas para crianças da

 Educação Infantil ou Ensino Fundamental I. A apresentação não precisa ser feita por 

todas as pessoas do grupo, mas todos deve, participar da elaboração da história. 




Postagens mais visitadas deste blog

VERBOS TRANSITIVOS E INTRANSITIVOS/ 8º ANO

ESTRUTURA DO VERBO/ 7º ANO

Atividades de Interpretação - A criatura / Laura Bergalo

A Cidade dos Poços – Jorge Bucay

MOANA, UM MAR DE AVENTURAS/ FOCO NARRATIVO/ MITO

Gênero: Narrativa de Aventura -7º ANO

Crônica: Um caso de burro - Estudo do texto & Produção