“Labirinto de palavras”/Poema - Ricardo da Cunha Lima/ Mitologia grega
ESCRITA CRIATIVA- “Labirinto de palavras” – 7º Ano.
LIMA, Ricardo da Cunha. Cambalhota. São Paulo: Companhia das Letrinhas,2003. |
Desafio: Faça no caderno de
Produção de Texto.
- 1.Perceber o trajeto do labirinto e encontrar a saída.
- 2.Ler o texto e compreender a lógica usada pelo autor.
- 3.Escrever o texto lido na estrutura de prosa, usando pontuação e parágrafos. Fazendo as correções quando necessário.
As lendas e os mitos gregos são muito antigos, mas continuam atuais, especialmente por mostrarem personagens fascinantes de histórias que emocionam e encantam.
Sugestões de oficinas :
- Reúna -se com seu grupo e escolham uma lenda ou um mito grego, estudem-no e exponha-no para a classe.
- Combine uma data com os alunos e o professor de Artes para apresentação de uma dramatização, ou para uma oficina de história em quadrinhos, uma música ou uma leitura dramática.
Contadores História:
Forme um grupo com alguns colegas, sob orientação do(a) professor(a) .
Cada grupo deverá contar três histórias. A maneira de contá-las será escolhida pelo grupo. è interessante que sejam escolhidas formas diferentes de apresentar as histórias.
Sugestões:
- escrever - as histórias serão reunidas em um livrinho;
- escrever e desenhar - as histórias serão apresentadas em quadrinhos;
- montar cartazes com desenhos e texto ou só com desenhos;
- representar;
- fazer mímica;
- Gravar a história e apresentá-la como se fosse uma novela de rádio; contar simplesmente a história, mas de forma a prender a atenção do público.
mesmo para os pais. Se houver possibilidade, elas poderão ser contadas para crianças da
Educação Infantil ou Ensino Fundamental I. A apresentação não precisa ser feita por
todas as pessoas do grupo, mas todos deve, participar da elaboração da história.