Todo mundo tem direito à vida. Todo mundo tem direito igual.
Rua da Passagem (Trânsito)
Ilustração:Tiago Hoisel é um ilustrador aqui do brasil que usa sua tecnologia digital para mostrar uma combinação de imagens e caricaturas divertidas em seu trabalho. |
https://www.youtube.com/watch?v=M6OM11X-QO8&t=2s
“Rua
da passagem”, de autoria de Arnaldo Antunes e Lenine, pede direitos iguais para
todos e o fim do medo de circular pelas ruas, pois “todo mundo tem direito à
vida”. Traz um convite à mudança de comportamento. Essa transformação
visa a alterar as condições de acessibilidade e de mobilidade em busca de um
trânsito mais pacífico, ágil e humanizado.É uma verdadeira cartilha
sobre as atitudes que devemos atentar em sociedade, desde:
- não avançar o sinal;
- não atropelar os cachorros ;
- até mesmo não se esquecer de agradecer.
Rua da Passagem (Trânsito) Lenine
Os curiosos atrapalham o trânsito
Gentileza é fundamental
Não precisa avançar no sinal
Ou pra entrar na transversal
Pára brisa para o temporal
Desencoste o seu do meu metal
Menos peso do pé no pedal
Todo mundo tem direito igual
Carro importado carro nacional
Para não congestionar o local
O primeiro foi seu ancestral
Com seu venoso e seu arterial
Quanto do policial
Todo mundo tem direito igual
Solitário família casal
Todo mundo tem direito igual
Porque a rua é o seu quintal
Todo mundo tem direito igual
Gentileza é fundamental
Com licença, obrigado, até logo, tiau.
Não adianta esquentar a cabeça
Dando seta pra mudar de pista
Pisca alerta pra encostar na guia
Já buzinou, espere, não insista,
Devagar pra contemplar a vista
Não se deve atropelar um cachorro
Todo mundo tem direito à vida
Motoqueiro caminhão pedestre
Mas tem que dirigir direito
Tanto faz você chegar primeiro
É melhor você chegar inteiro
A cidade é tanto do mendigo
Todo mundo tem direito à vida
Travesti trabalhador turista
Todo mundo tem direito à vida
Sem ter medo de andar na rua
Todo mundo tem direito à vida
Boa noite, tudo bem, bom dia,
Pisca alerta pra encostar na guia.
1. Discuta com os alunos o significado de algumas expressões e relacione com o cotidiano dos alunos, reflita sobre os direitos e deveres do cidadão tanto no trânsito quanto no
convívio na sociedade.
2. Para verificar se os alunos compreenderam a
música, pergunte:
- Qual a mensagem principal da música?
- Quais as dicas que o cantor dá para o motorista ser gentil no trânsito?
- O que o cantor quis dizer em: “É melhor você chegar inteiro, com seu venoso e seu arterial”?
- Quais as palavras de gentileza/educação o cantor diz na música?
- Quem, na música, o cantor diz que tem direito à vida, tem direito igual?
Fonte:
A vida em trânsito
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1858
http://www.monatran.org.br/?pg=humor&inicio=50